Coração voluntário



   Ei... você,  aceita o convite? 
   
Para entender o que significa esta ação  social leia a proposta até o final da página...


Há anos manifesto um forte desejo de doar-me ao próximo; de fazer algo por alguém… por alguém que não conheço, por alguém que precisa, por alguém que não me dará nada em troca… 

Mas… nos envolvemos em nossas prioridades, na falta de tempo, na falta de recursos, etc e nos conformamos com as nossas “boas intenções”, esperando o “dia perfeito” chegar para começarmos… 

Não quero mais esperar o dia perfeito, não quero enganar-me fazendo –esporadicamente- “uma doação” para sentir-me melhor… quero “aprender” a doar amor, a doar o meu tempo, quero “aprender” - através de atitudes - o significado da palavra solidariedade. 

O ponto de partida não será fácil…mas com humildade e união creio que será possível.







Por quê você?

Acredito que você possua um coração voluntário e talvez este convite te desperte para o “dia perfeito” o dia de começarmos a fazer algo por alguém… 

Pode ser que você já participe de outras ações sociais, ou que não possua interesse no momento, mas… pode ser que você deseje participar.  Acima de tudo;  respeito os valores, a opinião e vontade de cada um... não são todos que possuem o perfil e o interesse em participar deste tipo de ação... por isso, faço um "CONVITE"  e sinta-se a vontade em aceitá-lo ou não. Obrigada!


Leia  com atenção a  proposta do projeto e simplesmente sinta o seu coração... o convite está sendo enviado inicialmente para 40 pessoas, mas desejo iniciar esta ação independentemente da quantidade de adesões e continuar a fazer novos convites...o importante é começar!

"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível...."de São Francisco de Assis.


                 Você não será mais o mesmo...

Os seus valores e suas prioridades mudarão 
Os seus problemas ficarão pequenos 
A sua ajuda levará esperança e alegria a uma pessoa 
Sua dedicação e o seu esforço serão direcionados para uma ação que você confia, para uma ação que você fará parte!
Não existe doação mais preciosa que o seu tempo, que a sua solidariedade,  que a sua dedicação... isto não tem preço! Experimente!

   
              Como começar?

Identificar os “voluntários” que participarão do projeto social 
Identificar um lugar para que possamos realizar mensalmente um encontro 
 Efetuar o primeiro encontro para “apresentação do grupo” e organização das idéias/ações a serem realizadas


A proposta é simples... 


Cada voluntário precisará se “dedicar” para conseguir doações de qualquer coisa que possa 
ser usado nas ações “em prol dos moradores de rua”.

Importante: não  pediremos "dinheiro", não doaremos "dinheiro" e não receberemos nenhuma remuneração por participar do projeto.

Com um grupo razoável de pessoas, faremos "escalas" e nos dedicaremos sem comprometer  os nossos afazeres do dia-a-dia, ou seja, poderemos participar sem medo! 

Nos encontraremos 2 vezes por mês, por algumas horas... cada um se dedicará como e quando pode... tudo que faremos será com vontade e amor.


Como?

Não é difícil  comunicarmos a todos os nossos contatos que estamos participando de um projeto social e pedir doação do que não será mais usado.  (familiares, amigos, colegas, conhecidos, clientes e estabelecimentos comerciais ) .  E' simples, é só isso!!!

O segredo estará na forma em que conduziremos esta ação; obteremos retorno se fizermos os contatos com determinação, insistência, compromisso e amor. Tenho certeza que pessoas que nos estimam nos doará  com amor coisas que poderemos usá-las para ajudar uma pessoa que precisa.


O que precisaremos para a ação?

•Roupas usadas em geral 
•Sapatos 
•“Vales” obtidos junto a restaurantes e bares (marmitex - café/leite/pão- lanche) 
•Produtos de higiêne ( sabonete- shampoo- condicionador- pasta dente- papel higiênico- abosrvente) 
•Alimentos não perecíveis ( cestas-básica)
•Medicamentos de primeiros-socorros para curativos - luvas para uso nas ações

                                            Organização 

Identificar no primeiro encontro um “local disponível” onde possamos levar todas as doações recebidas para serem “organizadas e guardadas” até o momento da distribuição.

Identificar a região de atuação e a forma de distribuição 

Identificar quais voluntários atuarão em “campo” – contato direto com moradores de rua (somente quem possuir interesse em participar desta fase, os demais atuarão fazendo contatos)  

Aumentar a quantidade de corações voluntários… convidar amigos e conhecidos para participar do projeto, identificarmos - se possível- voluntários com qualificações profissionais necessárias na ação ( cozinheira – barbeiro- auxiliar enfermagem- psicólogo ), precisaremos colocar a mão na massa. trabalho é o que não falta. 

Divulgaremos” no nosso blog www.moradoresderua-projetosocial. blogspot.com.br as ações realizadas no projeto, os nomes dos doadores, os nomes dos voluntários e as histórias  de vidas resgatadas. 

Usaremos a camiseta “coração voluntario” Solidariedade - apoio este gesto! 

Para apoiar nos nossos contatos e para divulgarmos a ação, teremos um cartão de visita com nosso nome- telefone- e.mail e site do projeto 

Realizaremos um Kit de apresentação ( carta- proposta ) para entregarmos para pequenos e médios estabelecimentos comerciais, convidando para participar do projeto... 

Algumas doações, classificadas como "mais sofisticadas" poderemos fazer um bazar para arrecadar um recurso mínimo para nos ajudar com os gastos necessários  para desenvolver e manter a  ação social ( camisetas- cartão visita-  papelaria-  folhetos- embalagens para as doações, lanches, etc).

Quanto mais organizados e estruturarmos estivermos, mais facilmente conseguiremos abordar e receber doações de restaurantes, pequenos e médios estabelecimentos comerciais. No entanto, cada um de nós contribuirá  somente com "trabalho, dedicação e amor".  

Objetivo


Sabemos que este assunto é polêmico, triste e envolve difersas esferas “Sócio- Economica”. Certamente não iremos "resolver" o problema social. Mas poderemos fazer o mínimo... Poderemos tirar a fome e o frio de uma pessoa, poderemos alegrar um coração; poderemos começar... nos doando com pequenas atitudes... 

Nascerá um novo movimento, uma nova ação.  Um ciclo onde muitos participarão, alguns sairão, outros permancerão e novos corações voluntários virão… 

O desejo é que o nosso projeto social se consolide; que consigamos fazer parceria com casas de abrigo para encaminharmos muitas pessoas, que consigamos mais e mais doações. Desejamos oferecer muito mais que uma troca de roupa e um prato de comida… desejamos- aos poucos-  resgatar vidas…




Eu preciso de você e muitos precisam de nós...
Vamos participar? 



Depois de 34 anos vivendo na rua... - graças a atitude de uma pessoa-  Sr.Raimundo teve a sua vida resgatada. Poderemos fazer o mesmo... poderemos mudar a vida de alguém!



                                         



Abaixo - os convidados-  para a ação inicial. Mas desejamos que - muitas-  muitas pessoas, manifestem o interesse em participar.  Seja você também um coração voluntário!!! 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário